Público em geral, pessoas físicas e jurídicas, cidadãos brasileiros e estrangeiros, a partir de 18 anos de idade, que se interesse em contribuir com a resolução das questões propostas por meio da tecnologia Web3, sendo bem-vinda a participação de pessoas com diferentes expertises no desafio - programadores, advogados, economistas e indústria financeira, dentre outros.
É vedada a participação de empregados/servidores/funcionários do Ministério da Fazenda, da Enap e do Serpro na qualidade de competidores, se diretamente envolvidos na organização do evento, mentorias e comissão julgadora.
Segmento Varejo - (G2C) Governo a Cidadão
Desafio 1: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: Tesouro Direto e Mercado Secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no Exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.
Segmento Parceiros Institucionais - (G2B e G2G) Governo a Empresa e Governo a Governo
Desafio 2 (G2B) Governo a Empresa: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias) para aplicações em: Ofertas Públicas (i.e. leilão) e Mercado Secundário. Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os Títulos do Tesouro.
Desafio 3 (G2G) Governo a Governo: Desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para Estados e Municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.
Segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade)
Desafio 4: Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).
Desafio 5: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.
As equipes podem apresentar soluções para um ou mais desafios.
Fase 1: Inscrição dos participantes e equipes: de 24 de outubro até 16 de novembro de 2023 (até às 23h59min);
Fase 2: Abertura e Dinâmica de Formação de Equipes: de 17 a 21 de novembro de 2023;
Fase 3: Desenvolvimento da solução: de 21 de novembro a 04 de dezembro 2023;
Fase 4: Submissão da solução: até 04 de dezembro de 2023 até às 23h59min;
Fase 5: Pitches e Julgamento das Soluções: 05 a 10 de dezembro de 2023; e
Fase 6: Premiação e Cerimônia de Encerramento: 11 de dezembro de 2023.
As inscrições se iniciam dia 24 de outubro e terminam dia 16 de novembro de 2023. Se inscreva clicando aqui.
As Equipes deverão ser constituídas por no mínimo 2, no máximo 10 integrantes. Todos integrantes deverão ser inscritos separadamente, e em seguida formar as Equipes, observando as instruções determinadas nas Dinâmicas de Formação de Equipe.
A participação de Pessoa Jurídica está autorizada mediante inscrição de todos participantes como pessoa física, e posterior apresentação da equipe sob designação do nome da pessoa jurídica.
Apenas um integrante de cada Equipe deverá ser apontado como Líder do projeto. Este será responsável por submeter o projeto final e pelo recebimento do prêmio, caso haja.
Este desafio educacional é aberto a todos, sendo incentivada a diversidade.
O participante e a equipe devem se certificar que possuem autorização para o uso, modificação e/ou cópia, mesmo que parcial, de qualquer software, aplicação e/ou código que por ventura venham a utilizar e/ou submeter durante o hackathon, não cabendo responsabilidade aos organizadores do evento.
A organização do HACKATHON: Web3 – Tokenização do Tesouro Nacional, edição on-line, se reserva ao direito de adiar ou cancelar as etapas subsequentes caso não haja a formação de ao menos 18 (dezoito) equipes no desafio, conforme discricionariedade da organização.
Após as inscrições, os inscritos poderão se organizar em equipes, nomear um líder e registrar a equipe e o líder conforme instruções repassadas na Dinâmica de Formação de Equipes.
As equipes contarão com o auxílio de mentores para orientação quanto ao desenvolvimento dos trabalhos, utilização de ferramentas e do ambiente de acesso aos dados.
As equipes realizarão o desenvolvimento das soluções de modo remoto, no período definido. As equipes realizarão o desenvolvimento das soluções de modo remoto, no período definido no cronograma do evento.
Durante o evento ocorrerão mentorias para instrução e suporte ao desenvolvimento das soluções e esclarecimento de dúvidas em torno dos temas propostos.
Para o desenvolvimento do projeto poderá ser utilizado qualquer blockchain compatível com "EVM – Ethereum Virtual Machine", ou seja, a tecnologia de código aberto Ethereum, e o código deverá funcionar em ambiente de teste ou na mainnet da rede.
Ao menos parte do código, obrigatoriamente aberto, deverá ter sido desenvolvido durante o desafio (e.g. atualização).Ao participar do desafio, você concorda com os termos da licença de código aberto https://opensource.org/licenses/MIT, também com a gravação e divulgação do seu pitch, e outros materiais porventura produzidos.
É vedado o uso de dados eventualmente disponibilizados durante o evento para qualquer outro fim que não o estritamente definido neste Regulamento, acarretando a imediata desclassificação da equipe que descumprir essa regra.
As equipes deverão entregar as soluções, no ambiente que será disponibilizado pelo evento, na data definida na programação, de acordo com as demais instruções constantes no regulamento deste hackathon.
Os entregáveis devem ser submetidos à Comissão Julgadora até 04 de dezembro de 2023 até às 23h59min, horário de Brasília. Consideram-se entregáveis desta etapa e itens obrigatórios:
I - Elaborar código no GitHub e submeter conforme instruções constantes no https://inova.serpro.gov.br/hackathon-web3-stn.
II - Projeto em ambiente de teste ou produção em blockchain compatível com EVM.
III - Todo código fonte da aplicação, bibliotecas, API's e qualquer outro elemento necessário para execução da aplicação disponibilizado no ambiente definido pela organização do evento;
IV - Problem Solution Fit e Business Model Canvas preenchidos no ambiente online oferecido pela organização do Hackathon.
Os participantes poderão submeter de forma discricionária outros recursos que julgarem pertinentes, incluindo vídeos e apresentações.
O pitch e a apresentação em slides contendo o problema e a descrição da solução, deverão ser submetidos à Comissão Julgadora até 05 de dezembro de 2023 até às 23h59min, horário de Brasília.
O pitch da solução deverá ser submetido nos termos acima, além de ser publicado no YouTube.
Qualquer dificuldade de acesso ao vídeo, imposta pela utilização de plataforma ou recurso diverso do YouTube, que implique a impossibilidade de acesso pela organização e Comissão Julgadora resultará na desclassificação da equipe
O vídeo de apresentação/demonstração da solução deverá ter, no máximo, 3 (três) minutos de duração, cabendo aos times a utilização de recursos de edição para adequação do tempo
Será automaticamente eliminada a equipe que:
I - entregar a solução de forma incompleta, em inobservância aos entregáveis descritos;
II - não entregar a solução; ou
III - entregar a solução fora do prazo;
O pitch e a apresentação em slides contendo o problema e a descrição da solução devem conter, no mínimo, os seguintes elementos:
I - nome da solução;
II - público-alvo;
III - problema;
IV - modelo de negócio; e
V - diferencial competitivo.
Serão submetidas ao julgamento final as soluções que tenham atendido todos os critérios objetivos.
As equipes desclassificadas não terão qualquer premiação na competição.
A avaliação das soluções pela Comissão Julgadora ocorrerá no período definido na programação que será disponibilizada no site https://inova.serpro.gov.br/hackathon-web3-stn.
Caberá à Comissão Organizadora do evento, com apoio dos mentores selecionados, realizar a avaliação objetiva do atendimento dos requisitos dos projetos submetidos pelas equipes.
A comissão julgadora será designada por ato da presidência da Enap, a critério dos organizadores, desde que não apresentem qualquer conflito de interesse, e podem ser alterados sem aviso prévio até a data inicial de análise dos projetos.
As soluções serão avaliadas pela Comissão Julgadora, adotando escala numérica de 1 (um) a 10 (dez), conforme critérios abaixo:
I – Relevância do problema resolvido;
II – Usabilidade e design que priorizem o acesso simplificado e fácil compreensão do usuário;
IV – Inovação e criatividade da solução;
V – Completude funcional da solução; e
VI - Pertinência temática ao desafio
Caso a comissão julgadora considere insatisfatórios os trabalhos apresentados, não será atribuído prêmio a nenhuma equipe.
Na hipótese de ocorrer empate técnico entre as soluções desenvolvidas, serão utilizados como critérios de desempate, nessa ordem, as maiores avaliações referentes aos quesitos:
I – Relevância do problema resolvido;
II – Usabilidade e design que priorizem o acesso simplificado e fácil compreensão do usuário; e
III – completude funcional da solução.
Pontos Extras: As equipes poderão optar por realizar, no mínimo, 2 (duas) publicações no feed do Instagram, Linkedin e/ou Twitter, de algum dos membros do time, desde que o perfil seja aberto, para fazerem jus à pontuação relativa à atividade denominada "desafio redes sociais". Será atribuído 0.5 (cinco décimos) de ponto à equipe que cumprir a atividade integralmente. O prazo de publicação será até o dia 04 de dezembro de 2023, às 12h.
Para ser válida, a postagem deverá conter uma imagem relacionada ao HACKATHON: Web3 – Tokenização do Tesouro Nacional, mencionar ou marcar os perfis oficiais: @min.fazenda, @tesouronacional, @serprobrasil, @enapgovbr e inserir as hashtags #hackathonweb3stn. Os pontos de que tratam este artigo serão somados à nota final da equipe, sendo contabilizados como pontuação para todos os efeitos. É de responsabilidade da equipe comprovar que as postagens foram feitas no prazo e forma designados.
As equipes deverão garantir que as postagens relativas ao desafio de que trata esse artigo estejam públicas até o prazo final estabelecido, não sendo contabilizada a pontuação das postagens que porventura a organização não consiga visualizar.
As equipes vencedoras serão aquelas que apresentarem a solução que obtiverem os maiores somatórios gerais das notas atribuídas por todos os componentes da Comissão Julgadora.
Os vencedores serão anunciados em live online na data definida de acordo com a programação disponibilizada. A partir da avaliação da Comissão Julgadora serão classificados os projetos em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares do ranking geral e em cada um dos desafios. Tais equipes serão convidadas a fazer pitch ao vivo.
Os prêmios em pecúnia para as 3 (três) primeiras equipes do ranking geral, e para cada uma das 3 (três) primeiras equipes do ranking em cada desafio, serão pagos em até 45 (quarenta e cinco) dias após a divulgação do resultado final.
A premiação total do evento é de até R$ 138.000,00 (cento e trinta e oito mil reais), distribuídos da seguinte forma:
Premiação de Ranking Geral para a solução
I - Primeiro colocado: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais);
II - Segundo colocado: R$ 18.000,00 (dezoito mil reais); e
III - Terceiro colocado: R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Premiação de Ranking por Desafio de Desenvolvimento de Soluções de desenvolvimento de solução (desafios 01 a 04)
I - Primeiro colocado: R$ 9.000,00 (nove mil reais);
II - Segundo colocado: R$ 6.000,00 (seis mil reais); e
III - Terceiro colocado: R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
Premiação de Ranking por Desafio de Tese (desafio 05)
I - Primeiro colocado: R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
II - Segundo colocado: R$ 3.000,00 (três mil reais); e
III - Terceiro colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Os prêmios de que trata este artigo estão em valores brutos, sujeitos à tributação na forma da lei.
Cada solução poderá ser premiada apenas uma vez, podendo uma equipe, eventualmente, receber prêmios para mais de uma solução apresentada e deverá indicar um representante para receber o prêmio em nome da equipe.
A conta corrente informada deverá ser de titularidade do representante indicado pela equipe, sendo vedado o pagamento em nome de terceiros. O mesmo será responsável pelo pagamento de qualquer imposto relativo à premiação.